terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Desrespeito com músicos


Tô eu pensando em alguma coisa para escrever e aí (graças a minha amiga Flávia, cuja diarréia mental parace compartilhar comigo rsrs) eu vi a luz: vou desabafar e escrever aquilo que ta esgasgado aqui na garganta mesmo que só meia duzia de pessoas leiam!
Domingo, dia 07/02 fui em um festival de música denominado "Batalha das Bandas". É esse aí de baixo que eu coloquei o flyer. Estava tudo indo muito bem, 4 das 6 bandas da noite ja tinham subido ao palco e apresentado suas músicas próprias e 1 ou 2 covers. Até que surgi uma banda (da qual eu não lembro o nome e nem quero fazer o esforço para lembrar) e apresenta cover de Beatles! Legal, maneiro, Beatles! 90% da população mundial conhece/já ouviu/gosta dessa banda! Até aí tudo bem mas... pera la!!!! Eu pensei que fosse um concurso para revelar novos talentos como diz no próprio regulamento do evento: "....grande procura de novas bandas...." (regulamento do concurso http://docs.google.com/Doc?docid=0AcmLDo--zh1sZGZkaHMyazZfN2htZnZtbmdr&hl=en ). E desde quando fazer cover de uma banda é considerado "um novo talento"? Não, eu não estou desmerecendo aqueles que passam horas do seu dia tentando fazer o solo de guitarra perfeito "daquela música, daquela banda famosa". Mas, e aqueles músicos que passam horas do seu dia tentando escrever uma NOVA música? Fazer um novo e perfeito solo? E aquelas bandas que correm atrás, perdem a vergonha e apresentam as suas músicas, até então desconhecidas, na frente de pessoas que não as conhecem e que estão ali para jungá-las? Olha, você pode me chamar de burra mas eu tinha entendido que o concurso era para bandas novas, com músicas próprias (até porque o prêmio de 1º e 2º lugar é a gravação de um cd e dvd)!
Bom, então o que veio na minha cabeça? "Nossa, essa banda nem deveria estar aqui, deveriam ser desclassificados, todas as bandas apresentaram músicas próprias e eles só fizeram cover!". Mas não, caros amigos! Adivinhem só? Essa banda, que SÓ FEZ COVER, ganhou o tal festival!!!!!
E é aí que entra o título do post Desrespeito com músicos, porque foi isso que o evento foi. Um desrespeito com todas aquelas bandas, que participaram desde a 1ª eliminatória até a última. Um desrespeito com todos os músicos amadores (como diz no regulamento) que tiveram a coragem de irem la e tocarem suas músicas próprias!
E ainda tem mais, da para acreditar! No tal regularmentozinho eles tiveram a cara-de-pau (desculpem mas só me vem esse termo a cabeça) de escreverem "além dos Júris artístico e técnico, ainda tem o público , quanto mais gente a banda levar, melhor pra ela."...."O AMA tem toda a Infra necessária pro show, só é preciso levar os instrumentos. E os seus roadies, fãs, amigos, inimigos, pais, tios, vizinhos e papagaios.". Ou seja: "o que nos interessa não é a sua música, é a bilheteria!".
Bom, esse post ja tá ficando maior do que eu esperava então ja vou terminando mas deixo a seguinte pergunta: se o prêmio para os vencedores era a gravação de um cd e dvd, o que a banda vencedora, cover de Beatles, vai gravar? Beatles? Eu espero que eles conheçam uma coisinha chamada Direitos Autorais!

Bjinhos e, é, eu vou dormir mais leve depois dessa desabafada!

PS: o post que me ajudou a escrever isso http://intensamenteeus.blogspot.com/2010/02/batalha-de-bandas-ou-um-show-de-falta.html

7 comentários:

  1. Foda isso msm mas é sempre o que eles querem: mais bilheteria =/

    ResponderExcluir
  2. As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. Prometo que irei ler com toda atenção do mundo Carolinda!

    Teamodorooo

    ResponderExcluir
  3. A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável. Só assim mesmo persistindo muito para passar por essa lastima do cenário musical no Brasil.



    Enfim, só queria dividir a minha opinião com vocês acho que ninguém é obrigado a concordar, mas esse é meu ponto de vista.
    Achei muito bom poder expressar minhas opiniões sobre este fiasco absoluto, principalmente como crítica a casas noturnas que, como uma máfia, impedem o crescimento cultural-musical do país, impedindo que coisas novas apareçam. Quem não gostar meus pêsames, mas eu não me calo!


    Parabéns por não ter uma opinião como a maioria COMUM!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Meu nome é Raphael (PH), sou o vocalista e tecladista da banda A-Grave. Ficamos em 2º lugar, fomos vice-campeões.
    Tocamos 5 músicas próprias e 4 Covers durante todo o Festival.

    Sinceramente, CONCORDO EM MUITO o que você disse.

    Só discordo de 1 coisa:
    A banda On The Road "cover de Beatles" TÊM SIM músicas próprias. Tocaram 4 músicas durante o Festival. (inclusive tocaram na final) Mas é q o estilo deles é tão parecido que, meio que se confunde, rsrsrsrrs...
    Mas tocam direitinho, têm presença de palco, figurino, o baixista faz do instrumento dele um Violoncelo, o vocalista toca gaita. Enfim, é uma boa banda.

    Meu problema principal não é com a On The Road.

    O problema PRINCIPAL É com a ANEXO 80!!!

    Muita gente não se ligou nisso, mas ELES SIM NÃO TOCARAM COVER NENHUMA.
    Vamos ser sinceros...
    Eles só chegaram na final pq o baixista É CEGO!!!

    ISSO SIM É RIDÍCULO.

    Nós (banda A-Grave) já estamos gravando EM CASA (com orgulho) um CD COM 12 (DOZE) FAIXAS AUTORAIS E REGISTRADAS.
    Nós estávamos de olho no prêmio do 3º colocado quando nos inscrevemos. (que seria o dinheiro pra gente mandar confeccionar as camisas, Banners, Adesivos, os ENCARTES DOS NOSSOS CDS, etc...)

    Mas quem ficou JUSTAMENTE EM 3º COLOCADO???
    ANEXO 80!!!

    Tentamos trocar os prêmios com eles, mas ÓBVIAMENTE, ELES NÃO QUIZERAM TROCAR.
    CLARO!!! VÃO GRAVAR O Q???
    MARINA LIMA?
    CAPITAL INICIAL?
    BLITZ?
    ENGENHEIROS DO HAVAÍ?

    ESSA é a minha indignação.
    Um ENORME abraço a todos.
    Raphael (PH), vocalista, tecladista e produtor da banda A-Grave!!!

    Se quizerem ouvir algumas músicas NOVAS AUTORAIS, só acessar:
    www.myspace.com/agravebr

    ResponderExcluir
  5. Oi Raphael, entendo seu ponto de vista,eu sinceramente não vi apresentação de músicas próprias deles na Final, se o fizeram não reparei. Mas vamos ser realistas: oq eles mais pediam la? O tempo todo? Público!! E essa banda cover levou 20 pessoas. Ficou óbvio p/mim e p/grande maioria que eles venceram por causa disso.
    Sim ,tbm acho que a Anexo 80 ficou entre as 3 primeiras devido o fato de ter um cego como integrante. Tbm achei desrespeito eles ficarem nessa colocação tirando o lugar de bandas autorais mas fiquei mais chateada ainda com a 1ª.

    ResponderExcluir
  6. Escrevi minha opinião no meu blog, porém nada diretamente correlacionado a colocação do resultado e sim ao lamentável conjunto de equívocos amadores cometidos em desrespeito aos participantes, espero que ao "elaborar o próximo regulamento", a "produção" tenha cuidado com os critérios se é que irão adotar algum e consigam separar categorias...

    Ah! Encher a casa não deveria fazer parte dos quesitos de avaliação e todos sem exceção sabemos que fez! Com tudo isso a credibilidade da casa na minha concepção com relação a critérios arranhou feio. E vc como produtor deve saber bastante disso...

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelo post Desreipeito Com Os Músicos, Carol, adorei!!! Abração!!!

    Up The Irons!!!

    ResponderExcluir

E aí, o que achou?